quarta-feira, 16 de junho de 2021

ESTAÇÃO VISCONDE DE MAUÁ É RECONHECIDA COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO MUNICÍPIO DE ARROIO GRANDE

 




O Conselho Municipal de Cultura de Arroio Grande realizou o processo de TOMBAMENTO da localidade denominada "ESTAÇÃO VISCONDE DE MAUÁ", situada no Distrito de Mauá.

A Estação foi inaugurada em 05.01.1925. Segundo a Lei 5.917/1973 que define o Plano Nacional de Viação, a linha férrea 116 tinha 5.381 km de extensão e o seguinte itinerário:

Fortaleza-Crato-Salgueiro-Petrolina-Campo Formoso-Iaçu-Entronc. c/EF-025-Monte Azul-Entronc. c/EF-040- Belo Horizonte-Divinópolis-Lavras-Três Corações-Campinas-Itapeva-Garganta de Bom Sucesso-Ponta Grossa-Lages-General Luz-Pelotas-Basílio-Jaguarão . Percorrendo oito estados brasileiros e continuando inclusive, pela ponte internacional Mauá, chegando até Montevideo.A linha foi desativada definitivamente (pelo menos no papel) em 1979.

Com esse reconhecimento, são três os bens culturais localizados na região: A ponte Mauá, o Obelisco Mauá e, agora, a Estação Férrea Visconde de Mauá, constituíndo um conjunto patrimonial significativo e de relevância tanto histórica quanto turística para o município e região sul.







Nenhum comentário:

Postar um comentário