quinta-feira, 22 de julho de 2021

IDENTICIDADE - 1ª Banca de Registro de Patrimônio Cultural Imaterial de Arroio Grande

 


          A proposta da Secretaria Municipal de Cultura é 
promover entre as comunidades uma reflexão sobre quais são os costumes que nos identificam: as cadeiras na calçada no carnaval? Os banhos no arroio durante o verão? O “Xis salada”? Afinal, quais são os hábitos coletivos que nos identificam como arroio-grandenses?
    Cada grupo deverá eleger uma característica e fazer sua defesa: através de textos, fotos, vídeos, depoimentos. Com esse material monte a sua defesa e  participe do registro da construção do nosso Patrimônio Cultural.

 

IdentiCidade – 1ª Banca de Registro de Patrimônio Cultural Imaterial de Arroio Grande

       A Secretaria Municipal de Cultura, dentro da programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural promove a 1ª Banca de Registro de Patrimônio Cultural de Arroio Grande, com a finalidade de obter o envolvimento da comunidade na construção coletiva de sua Identidade através do reconhecimento de suas características: lugares, objetos, festas, receitas culinárias, saberes medicinais tradicionais, entre outras representações.

 1) Participação:

Poderão participar entidades, escolas, grupos folclóricos, comunidades rurais, e outras instituições que tiverem interesse em desenvolver a salvaguarda da memória local.

 2) Forma de participação:

Cada grupo deverá fazer o seu debate e eleger um elemento que julgue apto a fazer parte oficialmente do Patrimônio Cultural da Cidade. Após eleito, deverá realizar a “defesa” de seu elemento através de documentos, fotos, entrevistas, textos, vídeos ou qualquer outro meio que julgar necessário para convencer a banca avaliadora de que merece ser reconhecido.

 3)Envio do material:

O material desenvolvido deverá ser enviado à Secretaria de Cultura até o dia 21 de setembro de 2021 através do email secultarroiogrande@gmail.com contendo a ficha de inscrição e os arquivos desenvolvidos em anexo.

  4) Da avaliação:

O material recebido será enviado ao Conselho Municipal de Cultura que emitirá parecer, para posterior Registro no Livro dos Saberes, das Celebrações, das Formas de Expressão e dos Lugares,  de acordo com a Legislação Municipal.

 5) Da divulgação:

Os bens selecionados e devidamente Registrados receberão na Próxima Feira Municipal do Livro, juntamente com a instituição proponente, atenção especial na programação do evento, como forma de divulgação do processo.

 6) Dia Estadual do Patrimônio:

A partir do material entregue pelos proponentes, a equipe de mídias da Secult produzirá um material de audiovisual sobre o processo e sobre os bens culturais eleitos para divulgar nas plataformas e redes sociais da Prefeitura e da Secretaria, no dia 15 de Agosto, em comemoração ao Dia Estadual do Patrimônio.

https://www.facebook.com/secultura

AG TV WEB – YouTube

secultarroiogrande.blogspot.com.br

https://www.facebook.com/prefag

 7) Repercussão

Após todo o processo, inclusive de Registro, o material coletado passa a fazer parte do acervo municipal e ficará disponível para utilização de todos (principalmente de professores ) para consulta e utilização, no sitio oficial da Secretaria de Cultura (que se encontra em construção).

  Arroio Grande, julho de 2021

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário